AGENDA DE EVENTOS

Café Psicanalítico - Suicídio - O que leva alguém decidir por interromper sua vida?

Café Psicanalítico - Suicídio - O que leva alguém decidir por interromper sua vida?
Data: 30/07/2016
Hora: 14:00
Informações:

 

Argumento
Sabemos que o sujeito se relaciona com a morte desde sempre, já que esta é uma relação constitutiva em sua direção à linguagem como representante da falta, que entrará na cadeia significante seja qual for sua história. Podemos ler no ato suicida uma investida radical e apaixonada de construção da subjetividade, questão fundamental que foge à compreensão do próprio sujeito no momento de sua execução. Ao tentarmos nos posicionar frente à questão do suicídio, postamo-nos diante da questão do sujeito frente à sua subjetividade: instauração ou renúncia?
Sendo assim, nem todo suicida tem necessariamente a morte como objetivo. Normalmente o suicida não tem o que dizer sobre sua tentativa, já que ela toma o lugar de toda e qualquer palavra. Seu ato, no entanto, não deixa de trazer implícita a questão vida x morte, presença x ausência, fazendo com que o desencadear do ato permaneça enigmático. Compreender o impasse entre continuar ou não vivendo, diante do qual se vê o sujeito suicida, sempre foi grande desafio para diversas áreas do conhecimento humano.

Ministrantes
Ajauna P.B. Ferrira, Psicóloga / Psicanalista CRP 12/11678, membro do MPC.
Gabriela Zatt Valério, Graduada em medicina pela UPF; Pós-graduada em psiquiatria pela UFSM; Fellow em Transtornos do Humor- Hospital Clìnic- Universidade de Barcelona – Espanha; Prática clínica, desde 2005, em consultório privado e CAPS; Presença em cursos e congressos nacionais e internacionais, na área dos Transtornos de Humor e psiquiatria geral; Palestras na disciplina de comportamento suicida do curso de psicologia IMED-PF, a convite.

Coordenação
Ajauna P.B. Ferreira, Eduardo M. Krutschner e Vânia Pattussi.
Evento gratuito e aberto ao público em geral.
Há limite de assentos.

Local
Café brasiliano, Chapecó, Rua Marechal Bormann, 82, Centro.

Informações
m.psicanalitico@gmail.com
Fones: (49) 9195-2211 ou (49) 9142-7286 ou (49) 3322-2614

Imagem: Pietà Michelangelo – Imagem pública.


EVENTOS CADASTRADOS

30/07/2016 - Café Psicanalítico - Suicídio - O que leva alguém decidir por interromper sua vida?

  Argumento Sabemos que o sujeito se relaciona com a morte desde sempre, já que esta é uma relação constitutiva em sua direção à linguagem como representante da...

16/07/2016 - III Jornada do MPC - A Ética da Psicanálise Frente aos Demais Campos do Saber

A ética da Psicanálise ultrapassa a ideia do bem e do mal como guia da conduta humana uma vez que considera o campo do inconsciente como outra força poderosa que, para além dos preceitos morais de cada cultura, impõe os desejos inconsc...

08/03/2015 - Curso em 2015

 1. Promoção: Movimento Psicanalítico de Chapecó e Escola de Estudos Psicanalíticos   2. Local...

04/06/2016 - Café Psicanalítico - Contribuições Psicanalíticas sobre o Velho e o Mar

...

01/04/2017 - CURSO: A CLÍNICA PSICANALÍTICA E O NASCIMENTO DO SUJEITO DO INCONSCIENTE

  ...

CONTATO

» FALE CONOSCO